SIMPÓSIO EUROPEU SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA – POLH

Resultado de fluxos migratórios e da fixação de residência de brasileiros, portugueses e cidadãos de outros países de língua portuguesa no exterior, o ensino do português como língua de herança (POLH) é um fenômeno relativamente recente, que, iniciado na década de 1980, ganha cada vez mais força em todo o mundo.

Suas raízes, contudo, estão na transmissão, pelos pais e iniciativas comunitárias, da língua portuguesa e das culturas dos países de expressão de língua portuguesa às crianças que vivem em uma sociedade em que o português é língua minoritária. E, justamente este desejo de que seus filhos falem português e conheçam sua cultura, faz que fez com que pais e mães em todas as partes do mundo se organizem e criem espaços de convivência e transmissão. Dessa forma, esta língua herdada dos pais é um verdadeiro patrimônio linguístico e cultural, carregado de emoções, história familiar e identidade pessoal.

Como uma evolução natural desta nova realidade, o português como língua de herança foi gradativamente ganhando espaço, conquistando arenas e despertando o interesse do meio acadêmico. Hoje, o POLH é ensinado por iniciativas voluntárias e públicas em várias partes do mundo, conta com políticas de apoio dos governos e é objeto de inúmeras teses, artigos acadêmicos e livros especializados.

Dentre as iniciativas de promoção e manutenção do POLH na Europa, está nossa iniciativa, o Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança que trabalha para a promoção, divulgação e manutenção do POLH na região.

María José Maciel.

POLH ou PHL?

Com a evolução concomitante, mas não unificada, do português como língua de herança em diversas partes do mundo, surgiram duas nomenclaturas para o termo: POLH e PLH. Dito de forma simplificada, a forma POLH é predominantemente utilizada na Europa, ao passo que a forma PLH é mais utilizada nos Estados Unidos.

O Elo Europeu reconhece ambas as nomenclaturas como de igual valor, mas, por motivos práticos e históricos, utiliza somente POLH em suas atividades e material.

POHL NA EUROPA

Visite nossa página POLH na Europa e fique por dentro das diferentes iniciativas que promovem o POLH no continente europeu.

16 MAIO: DIA MUNDIAL DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA

Em 16 de maio de 2014, a organização Brasil em Mente, sediada nos Estados Unidos, lançava, com o apoio de dezenas de organizações similares em todo o mundo, o Dia Mundial de Português como Língua de Herança (POHL). O objetivo da criação de um dia específico para a comemoração do POLH é sensibilizar as pessoas sobre a importância do ensino e uso do português como língua de herança para a promoção e manutenção da língua e de suas culturas em todo o mundo.

Criado em 2013, o Simpósio de Português como Língua de HerançaSEPOLH é um evento bienal realizado em outubro. O evento é sediado por um país europeu com um número significativo de imigrantes brasileiros. Durante o evento, organizações europeias, universidades e representantes de organizações brasileiras atuantes na Europa compartilham seus conhecimentos e suas experiências relativos ao ensino de POLH através de mesas de debates com a participação do público.

O SEPOLH também oferece atividades sociais que visam à integração dos participantes, assim como atividades que divulguem a atuação de artistas brasileiros na Europa. Atividades culturais com fins educacionais também possuem um espaço neste evento.